quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Gatos Doam Sangue!

A minha amiga Marília já tinha me enviado este e-mail há um mês atrás, mas, sempre em tempo, segue o depoimento dela que, muito corajosa e solidária, levou seus gatinhos para doarem sangue:


"Na semana passada, li um artigo na Folha de São Paulo sobre a necessidade de haver mais doadores felinos para o banco de sangue. Na USP, o banco de sangue de gatos foi criado há 2 anos, mas o estoque é sempre tão baixo, que não dá nem pra dizer que é um banco de sangue.

Eu sempre soube que gatos recebiam transfusões de sangue em determinadas situações – acidentes, cirurgias ou por conta de algumas doenças, mas nunca tinha me atentado ao fato de precisarem de doadores para que a transfusão pudesse ser feita e salvar vidas... Me senti até boba... Como não pensei nisso antes??? Rs...

Segundo a Ludmila Moroz, responsável pelo banco de sangue veterinário da USP, as principais causas para essa falta de doadores é o desconhecimento dos donos sobre o assunto e o medo de algo acontecer com o animal.

Fiquei alguns dias pensando. Realmente, eu tinha medo de estressar meus gatinhos – só de andar de carro eles já ficam irritados... Mas aí, pensei melhor e achei que valia a pena pelo menos tentar. Se acontecesse alguma coisa, era só pedir pra parar! E se desse certo, possivelmente outros gatinhos seriam salvos com essa ação!

Tenho 5 gatos e 4 deles atendem a todos os requerimentos necessários para se tornarem doadores:

- pesar mais que 4,5Kg
- estar com as vacinas e vermifugação em dia
- ter entre 1 e 10 anos e ser dócil

Decisão tomada, liguei na USP e agendei o horário com a Ludmila (11 3091-1221). Ela me explicou que primeiro os gatos seriam pesados e fariam o exame de FIV/FELV e um hemograma. Estando tudo certinho, começaria a doação.

Chegando lá, as meninas me receberam muito bem e já partiram para a checagem dos critérios. Carteirinhas de vacinação verificadas, gatos pesados e um pouquinho de sangue coletado de cada um para os exames iniciais – todos FIV/FELV negativos e com hemograma normal. Perfeito!

As veterinárias decidiram que a Mia, 4,6kg, não doaria sangue dessa vez, pois apesar de estar com o hemograma normal, eles só coletam o sangue de gatos com hemograma acima de 40 e o dela estava em 38,8. Elas disseram que no caso de uma emergência, a Mia poderia ser doadora, mas que era preferível não doar dessa vez. Dona Mi ficou só assistindo...

aqui Dona Mi, a branquelinha, está só pescando!

As meninas então aplicaram um sedativo nos outros3 gatos para que eles ficassem mais paradinhos durante a doação... É, isso mesmo, mais paradinhos... O sedativo usado não faz os gatos dormirem, só os deixam mais “molinhos” mesmo...

O primeiro a doar foi o Curry, 7kg de puro músculo! Rs... Ele é muito bonzinho e não deu nenhum trabalho pras moças. Ganhou muito carinho e elogios! Ele conseguiu doar 70mls de sangue rapidinho.

Curry no momento da doação - bonzinho!

Depois foi a vez do Zé Pretinho, meu docinho! Ele pesa 5,6kg e doou 60mls. Apesar de ele ser um pouco mais assustadinho que o Curry, ele se comportou muitíssimo bem e também ganhou elogios e uma massagem muito gostosa!

Nego quietinho fazendo a sua boa ação do dia!

Por último, foi a vez do Chocolate. O Choco pesa 5,6kg, mas descobrimos que as veias dele são muito fininhas e por isso não dava pra coletar o sangue pela jugular. A solução foi usar uma “borboleta” na patinha dele. Como a agulha é bem fina, demorou muito mais que os outros. Mas ainda assim, Choco foi paciente e conseguimos coletar 50ml de sangue.

Choco esperando pacientemente acabar a doação.

Depois da doação, os gatos recebem um pouco de soro fisiológico na veia, para manter a volemia. E aí estão liberados!

Voltei pra casa com meus pequenos heróis e dei whiskas sache como recompensa! Eles ficaram um pouco mais quietinhos durante o dia, mas nada muito diferente do que quando eles tomam vacina... Já avisei a Ludmila: quando precisarem de sangue, é só me avisar!

Os gatos se recuperam em 2 semanas, mas o banco de sangue em geral pede a doação a cada 2 meses.

Fiquei muito feliz de ter conseguido ajudar um pouquinho, mas pena que esteja longe de ser o suficiente... A Ludmila disse que iria avisar os veterinários de plantão que havia sangue, mas que infelizmente, a previsão era que aquelas bolsinhas já fossem usadas em 1 dia..."

E quem já tinha parado para pensar nisso, né? Infelizmente só quem já precisou e teve que correr atrás de doador por conta própria.

Tá aí mais uma coisa bacana que podemos fazer pelos gatinhos neste mundo e que eles precisam MUITO!

Obrigada e Parabéns, Marília!

Beijos para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário