quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Um desabafo e dois pedidos de ajuda URGENTES

Hoje é um desabafo e quem quiser que leia (isso é se alguém está lendo esse blog).

Todos os dias a gente se depara com situações caóticas de animais em situação de abandono e risco.
Todos os dias a gente luta dentro de si mesma para seguir com a vida sem morrer de depressão. O mantra “vc faz o que pode” ecoa na mente sem parar, mas nem sempre ele chega ao coração e oferece a serenidade necessária para que a vida não perca o sentido ou não seja essencialmente amarga.

Todos os dias eu vivo assim. Todos os dias um gatinho nenê cruza meu caminho correndo e se entoca em algum canto frio, escuro e impróprio para a vida. Todos os dias uma gravidinha, um magrela, um sarnento, um coitado passa por mim (ainda mais porque trabalho num bairro desgraçado pra isso).

Todos os dias chega um e-mail (ou mais) de uma pessoa que, por saber da minha preocupação e luta, acha que eu posso ajudar. Ah se eu pudesse ( e meu dinheiro desse – não tem aquele ditado?).

Todos os dias tenho que engolir meu orgulho, engolir meu choro e seguir adiante, dizendo que (infelizmente) minha casa não tem espaço (não tenho portas! Meu banheiro é minúsculo e com a janela no corredor dos apartamentos), não sou dona de ONG e nem tenho autorização de resgatar e levar pra ONG nenhuma, que o máximo que posso fazer é compartilhar, colocar a boca no trombone, tentar uma ajuda aqui ou ali, passar contatos, oferecer ração e ajuda nos custos, nas castrações, etc. É doar meu tempo e meu amor aqui, um dinheiro ali, uma comidinha acolá e só. Infelizmente é só. Alguns dizem que já é mto, outros que é o bastante, mas a alma de uma pessoa que sente essa dor e esse amor não se tranqüiliza assim. O sono não volta por isso e nem o estômago deixa de doer. No meu trabalho todo mundo me conhece como “a doente por gatos” ou como “a chorona”, porque passo o dia oscilando entre o viver normalmente e o chorar por essa situação. O máximo que é possível é um sorrisinho amarelo e a luta constante. Contra si, contra a dor, contra a impotência, contra a antipatia das pessoas, contra a recriminação das pessoas e os julgamentos errados.

Pessoas possuem boca, inteligência e em teoria um Estado que se responsabiliza por elas. É claro que o Estado nem dá conta de todo mundo e nem se importa como deveria, mas além dele existem as ONGs e pessoas de bem que ajudam pessoas que precisam. O que os animais têm?

Eles dependem 100% da gente pra tudo. Precisam de proteção, precisam de comida, precisam de cuidados médicos, precisam de um teto sob suas cabeças e amor. O que eles te dão de volta? Amor exclusivamente. Só coisas positivas (apesar dos cocozinhos e xixizinhos ou móveis arranhadinhos ou sofá desfiandinho. O amor vem acima disso tudo. Perante o amor qualquer materialidade é lixo. É só uma coisa).
Eles tb te dão uma companhia bondosa e nenhuma cobrança extra. Nenhuma ingratidão e nenhum motivo pelo qual não sentir tudo isso de volta por eles. É uma troca pura. No real e simples sentido da palavra. Pureza por todos os lados.

Eles sentem medo, dor, sangram, procriam a amam, mas não podem bater na porta de uma igreja e pedir uma marmita, ou não podem estender a mão e dizer “uma ajuda por favor, to com fome”. Eles não podem fazer fila no abrigo pra tomar banho, comer e dormir. Quando tá frio não tem serviço nenhum de assistência social para dar cobertor e oferecer um local para passarem a noite. Eles não podem pedir um emprego, um bico, uma forma digna de se sustentar, mas ainda assim, sendo este “inconveniente” que eles são soltos por aí, eles precisam viver, pois em algum momento a irresponsabilidade e a falta de consciência de alguém causou isso para eles.

Seja quando uma pessoa abandona seu animal por algum motivo idiota (é sempre idiota, me desculpem. Sempre.), seja quando uma pessoa acha que castração é crueldade (filhotes virando asfalto, morrendo envenenados ou simplesmente crescendo na rua não é cruel, né? Deixa eles “treparem”, coitados – como se eles fizessem por amor e prazer. Como se eles tivessem como se prevenir contra gravidez indesejada. Como se eles pudessem escolher por si mesmos), seja quando alguém simplesmente vira a cara.

O problema é do mundo. O problema é nosso, mas mta gente ainda consegue conviver com isso tranquilamente. Passar por um bicho de rua e dizer “ain que fofinho”. Na boa? Fofinho é o caralho! Faz alguma coisa! Adota um, apadrinha um, castra um, ajuda a doar um, divulga um...faz alguma coisa! Pra qualquer desculpa que alguém der, existe um argumento que mostre que é desculpa mesmo. Estou convencida disso agora pela experiência. No meu caso, não posso cuidar em casa, né? Então cuido em outros lugares. Simples assim.

Vc que está aí lendo pode pensar: “mas e as crianças de rua? E os mendigos?”. Em algum momento alguém fez uma escolha mal feita ou errada e o resultado é esse. NÓS PAGAMOS PELO QUE NÓS FAZEMOS. OS BICHOS PAGAM PELO QUE NÃO FAZEM.

Como disse antes, existem mto mais projetos de assistência, programas do governo e pessoas que querem ajudar criancinhas e mendigos, drogados e ex-presidiários, que pessoas e projetos que querem ajudar animais. 

O pior é que as pessoas ainda fazem as coisas esperando reconhecimento, esperando louros e congratulações, mas a verdadeira caridade é silenciosa. Não espera nada de volta e não tem pretensões de deixar ninguém famoso, rico ou querido.

Eu mesma me sinto pior quando alguém diz “parabéns por vc lutar, que linda vc por fazer isso, vc merece o céu”. Eu não quero que ninguém me congratule por nada.
Eu não quero que ninguém se orgulhe de mim e não quero ficar famosa, não.

Se eu mereço o céu, isso quem sabe é o dono dele.

Meu interesse é único e exclusivamente de amenizar essa situação. É deitar a cabeça no travesseiro à noite e me sentir menos merda por estar neste planeta e compartilhar a condição de HUMANA com essa gente que está por aqui tb. Cada um na sua missão, claro, mas cada um podendo evoluir um pouco mais, fazer um pouco mais, melhorar um pouco mais.

Enfim, em resumo, seguem dois pedidos que recebi hoje no meu facebook. Será que dá pra entender a indignação e o sofrimento?

Gato é bacana. Gato é silencioso. Gato é limpo. Gato AMA o dono. Gato não dá quase trabalho nenhum e recompensa só de olhar na sua cara com amor e respeito por vc.

E ó, não sou a dona de razão e nem da verdade. Pode discordar de mim, mas de verdade? Neste momento, se não for pra agregar e ajudar, nem comenta. Não se dê ao trabalho de opinar (porque eu não to pedindo opinião e nem to abrindo um debate) e nem me irrite, vá!

PEDIDO 1 


"Por favor, alguma ONG ou protetora independente que possa ficar com os pobres bebês? A lourdes do restaurante castrou 7 gatas fêmeas, uma fugiu, mas ainda restam tantos bebês, são mais de 25 gatos apertados naquele quarto de barraco!
O tutor deles está dando para qualquer pessoa que vive naquela favela, tudo muito pobre , sujo e sem perspectiva de uma boa vida para os pobres gatinhos.
Tem lindos filhotinhos azuis, laranjinhas, frajolas, siameses, pretinhos, tabbys cinzas.
Eles vivem em um quarto na favela, super úmido, não deve ter mais do que 4mx4m. Os animais estão doentes, magrinhos, as mãezinhas sem pêlo, magrinhas.
Contato com a Lourdes no 11 8484-7676/11 2703-0898. Se não conseguirem falar com ela podem mandar um email no: lincolncachorroderua@gmail.com"

PEDIDO 2 - ACLIMAÇÃO / SP
ESTÃO SEM ÁGUA, SEM COMIDA E ALGUNS DOENTES. CERCA DE 10 FILHOTINHOS PEQUENINOS E MUITOS OUTROS ALÉM DESTES DA FOTO.

ESTÃO NA RUA BRÍGIDA, 667 - ACLIMAÇÃO

e quem tiver coragem e amor no coração que faça o que pode...cada um sabe o que pode.

Nenhum comentário:

Postar um comentário